Os pilares de tratamento do diabetes tipo 1

Agora que você já sabe o que é diabetes tipo 1, vamos falar sobre os pilares de tratamento do diabetes tipo 1. Se você leu o artigo anterior, já sabe que o tratamento para diabetes tipo 1 existe e é altamente eficaz!

Claro, é necessário que você tenha aderência ao tratamento, ou seja, que faça o tratamento direitinho!

Mas afinal, quais são os pilares de tratamento do diabetes tipo 1? É exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo. Confira!

Os pilares de tratamento do diabetes tipo 1

Gosto de dizer que o tratamento do diabetes tipo 1 é como uma mesa, com 4 pernas. Ou seja, se uma das pernas não está legal, a mesa cai.

Então, vamos conhecer quais são as 4 pernas dessa mesa chamada tratamento do diabetes!

1 – Insulina e controle da glicemia

Todos os pilares de tratamento do diabetes tipo 1 são importantes. Mas, a insulina e o controle da glicemia ocupam o primeiro lugar.

Como seu organismo não produz mais insulina, o diabético terá que tomar insulina, para o resto da vida, nas doses prescritas pelo seu médico. Daí a importância da dose estar bem ajustada para você!

Além disso, o controle da glicemia é essencial na vida de qualquer diabético. Por isso, aparelhos de medir glicemia viram nossos melhores amigos!

 

2 – Alimentação

Qualquer diabético tem que saber o que determinado alimento faz com sua glicemia. Existem alimentos que fazem sua glicemia subir mais, outros menos. E a importância disso está em, justamente, não ter uma restrição absurda!

Como assim?

Um diabético tipo 1 que sabe o quanto determinado alimento fará sua glicemia subir ou não é capaz de alimentar com os alimentos que mais gosta, sem que sua glicemia sofra com isso.

Uma das grandes vantagens de se saber o método para isso, chamado contagem de carboidrato, é poder ter mais liberdade e se alimentar de forma adequada, mantendo a glicemia estável.

Mais para frente, teremos artigos falando especificamente sobre contagem de carboidrato e como fazer isso.

Por enquanto, é essencial que todo diabético saiba que uma alimentação saudável e equilibrada faz bem em todos os sentidos, inclusive para seu controle de glicemia.

3 – Atividade física

Não tem como manter sua glicemia controlada e seu diabetes OK sem atividade física.

“Ah, mas eu não gosto de atividade física!”

Escolha uma que você odeie menos, nem que seja uma caminhada e veja como sua glicemia melhora! Parece mágica, mas não é! A atividade física faz realmente o controle do diabetes melhorar bastante.

4 – Manejo do estresse

E por último, o manejo do estresse. Um indivíduo estressado terá liberação de excesso do hormônio do estresse, denominado cortisol. E advinha… O cortisol faz a glicemia subir!

Portanto, quem vive estressado o tempo inteiro dificilmente vai atingir um controle glicêmico.

Aqui vai uma dica: desafios e problemas existem em nossa vida, o tempo todo. A diferença está em como reagimos a tudo isso.

Outro fator que ajuda muito a aliviar o estresse é justamente o que falamos no item 3: atividade física!

Outros fatores que ajudam a lidar melhor com o estresse incluem boas noites de sono, sociabilização e meditação.

Você já pensou em adicionar alguma dessas atividades na sua vida? Claro que se estiver muito difícil, buscar ajuda profissional também pode te auxiliar bastante!

Gostou do nosso texto? Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, comente sua dúvida abaixo. E nos acompanhe sempre no Instagram (@t1diabetes100) e no canal do Youtube! Que tal dar uma olhada no nosso novo vídeo do Youtube que fala exatamente sobre o assunto que descrevemos aqui?

Até a próxima!

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *